DPH Guias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/07/2018
https://estatutodeguiasdph.forumeiros.com

TESTES - FORUM Empty TESTES - FORUM

Sex Fev 26, 2021 5:52 pm
[code]

Militarismo













Militarismo






é o nome dado a uma filosofia que é favorável à preponderância do elemento militar na vida política e administrativa de uma nação. É a expansão das práticas militares para a vida política e social de uma nação. Tal conceito defende que uma expressão militar do poder de um estado é fundamental na formulação e condução das políticas públicas, e consequentemente resulta na preponderância da classe militar em relação aos civis, ou a sua forte influência na tomada de decisões.




O termo militarismo é derivado do substantivo latino miles, plural, militis (soldado, soldados), que é combinado com o sufixo grego  “ismo”, comum em muitas palavras em português, originalmente derivado do grego antigo, e utilizado com frequência em filosofia e política para fazer referência a uma ideologia de algum tipo.






As ideias do militarismo aparentemente se fazem presentes há muitos séculos, em íntima relação com o fenômeno da guerra.  O enfrentamento armado entre os grupos humanos parece ser uma contingência da história do homem. Gradualmente, tais grupos começam a se armar, não só para caçar e defender-se dos animais ferozes, mas também para atacar os outros grupos hostis de forma planejada.

No Brasil, as ideias militaristas tiveram um campo bastante fértil durante mais de cem anos, entre a metade do século XIX e a metade do XX. A guerra do Paraguai foi o ponto de partida para uma maior mobilização da classe militar. De fato, os dois primeiros presidentes do Brasil república foram militares (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto). Após um período de “recesso”, os militares voltam a influenciar os acontecimentos nacionais com os movimentos tenentistas da década de 20 do século XX, que culminaram no golpe de 1930 contra a chamada república nova, ou melhor, “república velha”. Os militares voltarão a interferir no jogo político ao destituir Getúlio Vargas em 1945, e dez anos depois, na tomada de posse de Juscelino Kubitschek.


  • Primeira Guerra Latina 498−493 a.C. República Romana


  1. Guerra do Peloponeso 431−404 a.C. Liga dos Peloponesos tempos antes de cristo.








Golpe de 1964:











Grécia AntigaSéculo XVI a Século XIX
Roma AntigaSéculo XX
Idade Média e RenascimentoSéculo XXI
Para saber os conceitos do militarismo, clique aqui ou confira o vídeo abaixo:



                     


26.02.2021 20:35:29
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos