DPH Guias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/07/2018
https://estatutodeguiasdph.forumeiros.com

CARTILHAS - CFG (2023) Empty CARTILHAS - CFG (2023)

Qua Abr 12, 2023 12:46 pm
Cartilha do Curso de Formação de Guias [CFG] :registered:



Saudações, militar! Se você é um Sargento com CFSg ou superior, ou um Agente-Chefe com CFEb II ou superior, está pronto para se tornar um Guia!

Para isso, deverá ler com cautela as orientações e instruções abaixo, absorvendo todas as informações pertinentes para que se torne um exímio aplicador de cursos.



Informamos que é essencial que registre seu Facebook no DPH System para que possa concluir o CFG. Para isso, clique no seu avatar no canto superior do DPH System e abra o menu de Biografia. Insira o link correto do seu perfil do Facebook e adicione algo na sua Biografia (um ponto, uma vírgula), clicando em Salvar em seguida.



O Curso de Formação de Guias é um pouco extenso, portanto leia com muita atenção e prepare-se para o teste teórico. Quando quiser o teste, basta solicitar um Ascensor dos Guias (Ag) em base.



IMPORTANTE: Caso reprove no CFG, poderá solicitar uma nova aplicação doze (12) horas após a reprovação. Caso reprove três (3) vezes no curso, será rebaixado, portanto, estude.



Além de estudar este documento, familiarize-se com o documento “SIMULAÇÃO PRÁTICA” disponível na aba “Documentos” do Menu do DPH System, pois você o utilizará em seu CFG.





TÓPICO 01: INTRODUÇÃO À FUNÇÃO.



Sendo a maior e uma das mais importantes funções da polícia, a função de Guias tem como objetivo formar e instruir novos policiais a partir do CFSd, além de capacitar Cabos, Tenentes e Capitães a partir do CFCb, CFTen e CFCap, respectivamente.



É preciso ter em mente que, ao se tornar Guia, estará lidando na maioria das vezes com novatos, então faz-se necessário que esteja por dentro das regras, mantenha a postura, seja paciente e esteja livre de brincadeiras ou atitudes que vão contra as normas. Cumpra com seu trabalho e procure ajudar no crescimento da função e dos policiais, aplique a aula corretamente! Lembre-se: os Guias são o primeiro contato com os policiais, sendo, portanto, o exemplo e espelho a ser seguido.





TÓPICO 02: PÁGINA DA FUNÇÃO NO DPH SYSTEM.



Após se tornar Guia, terá acesso ao menu da função no DPH System, onde poderá encontrar:

• Links úteis: formulário de justificativas, formulário de solicitações administrativas e formulário de postagens durante quedas do DPH System;

• Receber avisos e novidades da Liderança sobre a função.



Para ter acesso a página da função no DPH System, siga os seguintes passos:

1) Abra o Menu.

2) Procure por “Funções”.

3) Clique em “Guias”.

4) Você verá os destaques mensais e os avisos da Liderança.





Ao receber notificações no DPH System sobre o aviso da função ter sido atualizado, certifique-se de conferir quais as novidades. O aviso aparece na aba de notificações no System, ao lado das DPs e do seu avatar. Sempre que houver um aviso, vai haver um número sobre o símbolo do globo.







Você também pode acessar essa página diretamente pelo link: https://dphsystem.com.br/funcao/guias



Nessa mesma página você encontra a seção “Membros”, onde, você pode ver os membros da função, incluindo Guias Fiscais, Ascensores, Coordenação e Liderança dos Guias, caso precise entrar em contato com alguém.




TÓPICO 03: REGRAS DE APLICAÇÕES.



◊ Legendas e balões de fala:

Ao aprovar no Curso de Formação de Guias terá acesso aos manuais de aplicação e poderá, portanto, dar início às aplicações dos cursos. Visando uma maior organização e compreensão das informações das aulas, faz-se necessário estar atento e seguir corretamente as legendas disponibilizadas na parte superior do manual:



Trechos COLORIDOS – Obrigatório usar o balão de fala na cor respectiva.

Trechos em NEGRITO – Obrigatório destacar com algum balão colorido de sua preferência.

Trechos em BRANCO (sem formatação) - Obrigatório usar o balão de fala branco.

[Colchetes na cor LILÁS] – Instruções que deverão ser seguidas pelo Guia.

[Colchetes na cor VERDE]– Respostas que deverão ser usadas como apoio na correção.



• Caso esteja utilizando o DPH System no modo noturno, altere para o modo claro para conseguir identificar o negrito e as cores obrigatórias contidas no script.



Ressalta-se que os únicos balões de fala permitidos durante as aplicações dos cursos da função são os seguintes:





Caso utilize do seu celular para jogar Habbo e possua HC, pode ser que os balões permitidos não sejam possíveis de serem selecionados. Nesse caso, contate a Coordenação ou a Liderança dos Guias comprovando sua situação por meio de prints ou gravação da tela do jogo para solicitar orientação de como resolver.



◊ Aplicação do curso:

Todos os manuais de aplicações estão localizados no DPH System. Após ter aprovado no CFG, terá acesso ao menu para encontrá-los, devendo seguir os passos:

1. Abra o DPH System;

2. Clique em menu e selecione a opção “Aulas” e em seguida, “Guias”;

3. Selecione o script que irá utilizar (canto direito - indicado na imagem).





A aplicação do curso deve ocorrer a partir do título da aula. A partir dali, todas as frases devem ser copiadas do manual e coladas no Habbo, sem que haja cortes de palavras ou que haja frases omitidas.



Os balões de fala devem possuir intervalo médio de 8 segundos entre si, de forma que a aula não fique lenta, mas que também não fique rápida demais. O espaçamento de balões com prazo inferior ou igual a 5 segundos poderá culminar em punições ao Guia, bem como o militar pode acabar sendo mutado pelo Habbo.



Caso venha a precisar se retirar da aplicação, jamais abandone a sala. Sempre solicite substituição, seja pelo Habbo, ou contatando alguém pelo Messenger ou pelo grupo da polícia no Facebook (DPH’zeiros). É importante que você seja um membro deste grupo do facebook, pois poderá pedir auxílio por lá, além de ver atualizações da polícia. Link: clique aqui.




TÓPICO 04: POSTAGEM DOS CURSOS.



Imediatamente após finalizar a aplicação de um curso, é obrigatório e de extrema importância publicar a aula no DPH System.







É necessário informar corretamente a sala utilizada, o curso aplicado, os nicknames dos aprovados e/ou reprovados e observações relevantes.





Tenha atenção para inserir os nicks de todos os aprovados no local correto, fazendo o mesmo aos reprovados. Os nicks devem ser separados utilizando a tecla ENTER, sendo um nick por linha. Caso não haja aprovados, deixe o respectivo espaço em branco, preenchendo apenas o campo de reprovados, e vice-versa.



A observação do curso deverá conter obrigatoriamente alguns requisitos a depender do resultado. Não se pode postar um curso sem observação, ou com caracteres como -x-.



◊ Se todos foram aprovados.

Discorrer sobre o curso, sem necessariamente citar algo obrigatório.

Exemplo: Aplicação tranquila. Os recrutas foram muito bem e conquistaram sua aprovação.



◊ Se houver algum reprovado.

Discorrer sobre o curso, citando de forma obrigatória o motivo pelo qual os reprovados obtiveram este resultado.

Exemplo: Aplicação tranquila. O recruta João não obteve sua aprovação por ter se retirado do curso no Tópico 03, enquanto a recruta Maria reprovou no teste teórico.



◊ Desconexões.

Caso você tenha dois ou mais alunos em sala, e um deles caia ou se retire, este está automaticamente reprovado. Caso tenha ou reste apenas um aluno no curso, e este se retire da aplicação, o Guia deve obrigatoriamente apagar a esfera da sala e aguardar em base por no mínimo cinco minutos pelo retorno do aluno ao DPH. Caso não retorne, poderá considerá-lo reprovado, devendo citar na observação do curso, de forma obrigatória, o tempo aguardado.

Exemplo: Aplicação tranquila. A recruta Josefa se retirou no tópico 03. Foi aguardada durante 7 minutos, porém não voltou a ficar online, sendo reprovada.



Caso as regras não sejam seguidas, a aula será desconsiderada e não contará para a meta semanal. SUJEITO A NOTIFICAÇÃO!



Caso cometa erros na postagem de aulas, deverá enviar o formulário de Solicitações Administrativas, disponível no menu de avisos dos Guias no DPH System e no Estatuto dos Guias (cujos acessos serão liberados após aprovação). O envio imediato é recomendado, tendo um limite máximo de três (3) horas para realizar o pedido de correção. Não é permitido repostar um curso!




TÓPICO 05: ASSENTO DE GUIAS E SALA DE ACESSOS.



Em cada base, existem de dois a três assentos de Guias, sendo o assento primário, o secundário e o terciário, que funcionam como uma fila a quem aplicará o próximo curso. Não tente garantir o assento aguardando na frente do portão ou causando confusão enquanto todos os assentos estiverem ocupados. Invadir o local sem que haja vagas causa uma notificação interna perante os Guias.



Alguns comandos de voz são utilizados para o acesso dos alunos aos devidos teleportes para a aula. Quando houver 2 recrutas ou quando já tiverem se passado 5 minutos de pré-aula, você poderá, caso esteja no assento primário, iniciar a aula. Para isso, suba no portão de permissão em frente à poltrona e envie o comando aula. Assim que os alunos entrarem no teleporte, envie o comando voltar e vá para a Sala de Acessos.







Caso vá aplicar um CFCb, utilize o comando acesso no portão da cabine para abrir a passagem ao Cabo.





Ao chegar na Sala de Acessos, veja primeiramente as esferas acima de cada teleporte. Caso a esfera esteja acesa, significa que a sala está em uso. Caso esteja apagada, está disponível. Os pisos amarelos indicam as salas de CFSd e os verdes as salas de CFCb.







Para operar a Sala de Acessos, utilizamos mais alguns comandos de voz. Para consultá-los, você pode subir no piso seta, que te lembrará dos comandos disponíveis.

Para enviar os comandos, você deverá subir no piso pressionável, na frente do piso seta.



Os comandos a serem utilizados são:

• acesso-1 ➔ Abre/fecha o acesso aos alunos vindos da Base Principal.

• acesso-2 ➔ Abre/fecha o acesso aos alunos vindos da Base Auxiliar.

• abrir-xx ➔ Abre/fecha o acesso à sala, substituindo xx por um valor de 01 a 15 (01 a 10 para CFSd e 11 a 15 para CFCb).

• esfera-xx ➔ Acende/apaga a esfera da respectiva sala.

• base-1➔ Abre/fecha o acesso de retorno à Base Principal.

• base-2 ➔ Abre/fecha o acesso de retorno à Base Auxiliar.



EXEMPLO: Para levar recrutas vindos da Base Principal até a Sala 01, você deverá enviar:

1. acesso-1 (para liberá-los do setor de espera da Base Principal)

2. acesso-1 (para fechar a passagem após os recrutas terem saído do setor)

3. abrir-01 (para abrir a Sala 01)

4. esfera-01 (para acender a esfera da Sala 01)

5. abrir-01 (para fechar a Sala 01 após os recrutas terem entrado na sala)



Após ter todos os alunos na sala e todas as passagens devidamente fechadas, suba no piso colorido rosa para ser direcionado às entradas das salas.



Caso depois de subir no piso colorido rosa perceba que cometeu algum erro (esqueceu a esfera da sala que vai aplicar o curso apagada, deixou alguma porta da sala de acessos aberta, etc.) basta digitar o comando sair em cima de um dos portões de permissão ao lado dos teleportes das salas e voltará à entrada da Sala de Acessos.



ATENÇÃO: após finalizar uma aula, lembre-se de retornar para a sala de acessos e desligar a esfera.



Caso ainda tenha dúvidas, temos um vídeo instrutivo sobre a Sala de Acessos, contendo todas as informações e orientações necessárias. Para acessar o vídeo, clique aqui: [DPH] Guias - Tutorial




TÓPICO 06: MINI SALA DE ACESSOS.



Caso esteja aplicando uma aula e seja desconectado, não é necessário ir até a base e fazer todo o processo de entrada para retornar. Uma forma mais rápida de retornar é pela Mini Sala de Acessos. Abra o grupo de Guias do Habbo Hotel e clique em “Ir para o quarto do grupo”, onde será automaticamente levado até uma sala com vários teleportes.







Assim como na Sala de Acessos, essa sala tem todos os teleportes necessários para acessar as salas. Basta entrar no teleporte referente à sala que você estava e prosseguir a aplicação. A identificação de cada sala está no post-it acima de cada teleporte.



Vale ressaltar que esse acesso também pode ser utilizado caso seja necessário que você substitua algum Guia em sua aplicação. Quando o Guia sair do assento da sala, basta que você, após ter entrado pela Mini Sala de Acessos, clique na cadeira.



O mau uso desse acesso, bem como qualquer tipo de baderna ou espionagem de cursos por meio dele poderão acarretar em punições.




TÓPICO 07: META SEMANAL E JUSTIFICATIVA.




Há uma meta de aplicações semanais estipulada para cada patente do departamento, sendo contabilizada de 00:00 das quintas-feiras até 23:59 das quartas-feiras posteriores (horário de Brasília). Não existe um relatório semanal, então basta aplicar os cursos propostos e realizar as postagens deles no System. A meta semanal se dá por:

• Sargentos/Agentes-Chefe/Investigadores: Isentos;

• Subtenentes/Advogados: 03 aulas semanais;

• Aspirantes/Coordenadores/Coordenadores-Gerais: 03 aulas semanais;

• Tenentes/Peritos: 02 aulas semanais;

• Capitães/Administradores: 02 aulas semanais;

• Majores/Escrivães e superiores: Isentos.



Caso tenha imprevistos e não consiga cumprir com a meta semanal, deverá justificar-se enviando o formulário de justificativas, disponível no grupo de Guias. O prazo para justificar-se é das 00:00 das quintas-feiras até 12:00 dos sábados.



Os Guias que fazem parte dos Professores, Supervisores, AMFE, EPFO e COE são ISENTOS da meta semanal, independentemente da patente. No entanto, caso os policiais apresentem um desempenho insatisfatório nos grupos citados anteriormente, a isenção será revogada. A isenção não impede de aplicarem aulas e as regras contidas no estatuto não perdem validade.




TÓPICO 08: PLANILHA DE CONTROLE DOS GUIAS.



Visando uma maior organização e eficiência nos registros e informações de todos os Guias, temos uma planilha aberta a todos. Para encontrá-la, clique aqui. É possível notar que há várias páginas distintas na planilha, portanto atente-se a cada funcionalidade:



• Controle de Guias: contém todos os Guias do departamento, posição hierárquica e Facebook para contato.



• Análise de Metas: possui o controle de metas de todas as semanas de um respectivo mês. Para isso, a página toda é separada por patentes, seguido das datas semanais. A contabilização costuma ser fechada até às 12:00 das sextas-feiras, então é possível conferir sua situação a partir do horário já citado.

Nas colunas sempre terão as notas simbolizando a situação:

- Cumprida: indica que a meta foi atingida corretamente.

- Não cumprida: indica que a meta não foi atingida, por falta de aplicações ou por aulas invalidadas.

- Liberado: indica que a meta não foi atingida por conta de cursos desconsiderados.

- Aval: indica que o Guia esteve de aval por quatro ou mais dias durante a semana, tornando-o, portanto, isento da meta.

- Isento: indica que o Guia está isento da meta semanal, com o motivo para tal explícito na nota da célula.

- Falsificação: indica que houve algum indício de falsificação em alguma das aulas aplicadas na semana. Ao ver essa legenda, não se assuste! Os responsáveis pelas análises sempre entram em contato através do Facebook para esclarecimentos de informações.

- Punido: indica que o Guia foi punido com uma notificação pelo não cumprimento da meta.



• Aulas desconsideradas: contém todas as aulas que por algum motivo foram desconsideradas ou invalidadas. Aulas são desconsideradas quando o Guia deixa de seguir alguma regra estipulada, como não citar o tópico de término ao publicar um curso onde todos os policiais se retiraram. Todas as aulas listadas nesta aba são desconsideradas ou invalidadas, ou seja, NÃO contam para o cumprimento da meta semanal.

- No canto superior esquerdo dessa aba constam todos os motivos para desconsiderações e invalidações.



• Justificativas: contém as justificativas registradas pelos Guias que não cumpriram a meta semanal e a correção da Liderança em relação a estas justificativas.



• Correções: contém as solicitações de correções dos cursos quando há algum erro na postagem, bem como a situação da correção (pendente, corrigida). O canto superior direito da planilha apresenta o formulário onde as correções podem ser solicitadas.



• System Offline: contém as aulas aplicadas durante as quedas do System e a situação delas em relação à postagem no System efetivada pela Coordenação e Liderança.



• Controle de notificações e advertências: ambas as páginas são referentes às punições referentes à função. Os controles são compostos pelos nicknames dos Guias infratores, data e cor referente ao motivo - que podem ser conferidas nas notas no canto superior direito - e data de cancelamento.

- Cada notificação tem a duração de sessenta (60) dias. Ao atingir três notificações, automaticamente todas são canceladas e o Guia recebe automaticamente uma advertência escrita.



• Controle de projetos: página referente aos projetos enviados pelos Guias no formulário disponibilizado, onde contém todas as informações registradas, como o nickname do autor, título do projeto e, por fim, os votos das avaliações da liderança.



ATENÇÃO: caso encontre qualquer irregularidade ou ainda tenha alguma dúvida sobre o funcionamento da planilha, procure um membro da Coordenação ou Liderança.




TÓPICO 09: GUIAS FISCAIS.



Os Guias Fiscais (Gf) são responsáveis por averiguar e fiscalizar se todas as regras dos Guias estão sendo devidamente cumpridas, possuem total autonomia para resolverem eventuais problemas em salas de aulas, acessos e também auxiliam através de kicks de baderneiros.



Caso precise de algum auxílio, retirada de dúvidas, kicks ou resolução de problemas, contate um Guia Fiscal. Eles são identificados pelas sigla Gf na missão.




TÓPICO 10: SEGURANÇA.



Alguns recrutas podem vir a ser usuários mal intencionados querendo prejudicar o Guia ou o departamento. Caso identifique algum usuário realizando atos deste cunho, informe de imediato a Coordenação ou Liderança dos Guias.



INVASÃO DO DPH SYSTEM - Alguns usuários utilizam-se de um bug para invadir a conta do Guia no DPH System, tendo acesso aos seus dados e podendo registrar aulas e postagens em seu nome. O método consiste em convencer o Guia a dar dois cliques na missão do recruta e apertar enter, e com isso a missão do recruta será copiada para a missão do Guia. Com isso, os usuários mal intencionados têm colocado o código do DPH System que redefine a senha do Guia, e desta forma invadem a conta. Portanto, NUNCA dê dois cliques na missão do recruta e aperte enter.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos