DPH Guias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/07/2018
https://estatutodeguiasdph.forumeiros.com

CARTILHAS - CFTEN (2022) Empty CARTILHAS - CFTEN (2022)

Sex Ago 03, 2018 2:26 pm
[G] Apostila de Tenentes ®


Saudações, Tenente!

Essa apostila tem o intuito de passar as informações iniciais para realização do seu Curso de Formação de Tenentes, portanto tenha atenção e procure compreender cada tópico. Vale ressaltar que a apostila deverá ser utilizada apenas como apoio, a leitura dos documentos oficiais são de extrema importância para um bom desempenho no curso. Caso tenha dúvidas, procure saná-las o quanto antes.

TÓPICO 01: Oficial de Base

• O Oficial de Base (O.B) é o segundo comando de maior importância, sendo o responsável pela recepção, sala de controles, sala de recrutas, assento de guias, manter a organização desses setores e prestar suporte ao Oficial de Comando (O.C), além de anunciar o comando sentido na ausência dele. É localizado no centro, em um palanque de tapete vermelho e pode ser facilmente identificado pelo seu balão de fala vermelho usado OBRIGATORIAMENTE durante o comando.

➞ Para assumir o O.B é necessário ser convocado pelo Auxiliar de Base (A.B) ou, na ausência dele, o Oficial de Comando. A prioridade sempre será dos policiais presentes no centro e disponíveis. Não é permitido solicitar para assumir o comando!

• Como todo o comando, o Oficial de Base possui funções/deveres, sendo eles:

» Estar atento nos acontecimentos dos setores e nas ações dos militares presentes neles, buscando analisar o desempenho e corrigir possíveis problemáticas;

» Estar atento a recrutas com nicknames impróprios e impedir a passagem deles;

» Orientar os comandantes dos setores caso perceba erros de recrutas adentrando pela recepção ou sala de controles;

Observação: Em caso de grandes números de erros, o Oficial de Base possui autonomia para aplicar o sentido ao setor e realizar a devida orientação. No entanto, tenha senso e não aplique comandos caso tenham muitos recrutas nas cabines ou militares nos auxílios.

» Focar apenas em sua função, jamais se envolvendo no trabalho do O.G;

» Informar ao Oficial de Comando caso encontre algum bug que não consiga solucionar, bem como a solicitação de kicks e afins.

» Estar atento ao movimento nos assentos de guias, buscando manter a ordem, atendendo os chamados, negando/concedendo permissões e realizando as devidas orientações aos guias.

Observação: Como Oficial de Base, você NÃO possui autonomia para movimentar os policiais entre os setores (sala de controles, recepção e sala de recrutas). Essa atribuição limita-se ao Oficial de Guarda, cujo objetivo é designar os militares do centro às funções vagas em base. Tenha em mente que, caso não haja policiais disponíveis no centro, você como Oficial de Base pode, no máximo, designar um policial que está em expediente no setor (sala de controles/recepção) ao comando dele. Lembre-se de ter consciência e não interferir no trabalho do outro comando central.

Atente-se: Não é permitido aplicar punições ou realizar promoções/graticações enquanto está no comando. Caso queira realizar uma dessas atividades, deve pedir permissão ao Auxiliar de Base para se retirar do posto.

• Na ausência do Oficial de Comando, você será o principal responsável pela execução do comando SENTIDO ao adentrar em base um superior ou equivalente a maior patente presente em base. Para isso, siga os seguintes passos:

• Para anunciar o comando SENTIDO corretamente, siga os seguintes passos:

1°) Suba no tapete vermelho e diga o código para acionar o apito (Apitar1);
2°) Anuncie o comando com uma frase simples, como “POLÍCIA DPH - SENTIDO”;
3°) Aguarde alguns segundos e acione o apito novamente;
4°) Direcione o comando com a seguinte frase: “Comando direcionado ao senhor patente nick”, substituindo com a patente e nickname do policial.

• Para que um cargo executivo esteja hábil a receber o comando é necessário ter o aperfeiçoamento três, ou seja, deve fazer parte do alto comando (possível visualizar através da medalha no peito ou pelo grupo favoritado). Caso seja inferior, basta possuir a aprovação no CFEi e o aperfeiçoamento um (APFC 01).

➞ Policiais honrados não recebem o comando, exceto os que forem Grã-Cruz;

➞ Após receber o sentido e se retirar do quartel, o mesmo policial poderá receber o comando novamente apenas ao atingir um tempo igual ou superior a dez minutos fora da base.

Atente-se: um Acionista é INFERIOR a um Executive, mesmo sendo equivalentes a Inspetor-Chefe, há essa diferença nos benefícios.

TÓPICO 02: Atividades como Oficial

• De acordo com sua patente, novas atribuições e autonomias são concebidas. Visando isso, a partir de Tenente com aprovação no CFTen, poderá promover Sargentos e Subtenentes, além das patentes anteriores que já eram permitidas. Além disso, poderá gratificar até os Subtenentes.

• Apenas para relembrar, ao promover ou gratificar alguém, tenha certeza de que o policial está realmente apto e merece esse bônus ou reconhecimento. Observe e compare, em caso de promoção, o Estatuto Oficial e os requisitos mínimos exigidos. Esteja por dentro também e confira os dias mínimos para as promoções, tanto dos policiais da hierarquia executiva como militar.


TÓPICO 03: ATRIBUIÇÕES DE UM OFICIAL

• Estatuto, Regulamento Disciplinar, conduta ética, profissionalismo… o que é tudo isso? Como Oficial, é seu dever manter-se em altos padrões de comportamento e conduta para estar dentro do nível que a polícia DPH exige, sempre pronto para resolver qualquer situação, prestar suporte aos necessitados, saber interpretar dúvidas e respondê-las com perspicácia e domínio dos estatutos.

◊ Estatuto e Regulamento Disciplinar:
• São as nossas maiores ferramentas quando o assunto é entender procedimentos, funcionalidades, regras e maneiras de se portar. Ler e entender o que eles têm a nos dizer é de suma importância. Quanto mais você souber, maiores serão seus resultados na busca pelo sucesso. Um bom Oficial é o que tem bastante experiência para passar aos demais, lembre-se disso. Sempre que possível, dedique um tempo para acompanhar os conteúdos destes documentos e ilustre mentalmente o que aprendeu com a leitura (isso aumenta a sua capacidade de assimilação).

◊ Estado-Maior:
• O E.M tem como objetivo corrigir as más ações dos policiais, recebendo denúncias de transgressões medianas, graves e gravíssimas. Além disso, é possível também denunciar punições internas de grupos (notificações, rebaixamentos.), bem como favorecimentos ou omissões de terceiros. É através dele que se faz justiça ao que diz respeito ao sistema de punições disciplinares e suas regras.

• Para enviar uma denúncia, basta entrar no formulário disponibilizado e preencher corretamente com as informações solicitadas.

Observação: para mais informações, acesse o documento oficial do Estado-Maior.

◊ Qual a melhor maneira de orientar os inferiores?
• Saber interpretar demasiadas situações é um dos inúmeros papéis que você tem sendo um Oficial. Para ter a capacidade de orientar alguém é necessário, em primeiro lugar, conhecer o “caminho das pedras”. A orientação é a forma utilizada para demonstrarmos ao inferior que existem meios corretos para executar determinadas ações. Além disso, é importante usar a empatia e “humanizar-se” em relação ao próximo. Quando deixamos de ser rígidos e passamos a ser rudes, as pessoas ao nosso redor tendem a se distanciar. Com isso, todos os conselhos serão menos efetivos; afinal, se um policial não tem uma boa imagem a seu respeito, o instinto defensivo dele fará com que a sua mensagem “entre por um ouvido e saia pelo outro”.

◊ Postura e ciclo dos espelhos:
• Todo policial deve portar-se de acordo com as determinações descritas no Estatuto Oficial. Quanto mais alto o nível hierárquico, maior a cobrança em relação ao tipo de posicionamento utilizado DENTRO e FORA das paredes do departamento. Um Oficial sempre precisará estar 3 passos a frente dos seus inferiores, mostrando a eles como deverão se comportar, trabalhar e evoluir na carreira. Sua postura faz a imagem que os subordinados e superiores têm de você.
- Lembre-se que os seus inferiores te veem como um espelho e se inspiram em você, tanto em suas ações quanto em seu comportamento.

Por exemplo:
> Você não tem cuidado com a sua ortografia, sempre comete os mesmos erros e não procura saber mais para dar um upgrade no desempenho. Mais e mais os inferiores terão a impressão de que não existe um padrão comportamental entre as patentes mais altas já que um OFICIAL permanece errando procedimentos básicos. Se você age assim, por que eles precisarão fazer diferente? É desse modo que se formam os ciclos viciosos... se não há cultivo das boas práticas jamais existirão bons resultados.

◊ Agir da forma correta e semear a justiça:
• Sempre esteja atento ao que acontece, não deixe os detalhes passarem em branco. Nunca abuse da autoridade para tratar os subordinados, eles merecem respeito. Busque os bons conceitos e saiba posicionar-se quando preciso, sem ações monótonas ou que gerem desconforto. Entenda que para toda regra existe uma exceção e por isso um bom conhecimento técnico é necessário para dominar os postulados e tomar a atitude correta.

Ao observar injustiças ocorrendo, não cale-se e tente repará-las da maneira correta. Você jamais deve afrontar o seu superior, mas pode procurar um superior a ele e reportar o acontecido para que as atitudes cabíveis sejam tomadas. Se for inferior, você mesmo pode o corrigir.

Este documento está sob responsabilidade da Liderança dos Guias da Polícia DPH.
Compartilhá-lo com pessoas não autorizadas resultará em punição para o responsável.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos